"Falar sem aspas, amar sem interrogações, sonhar com reticências, viver e ponto final."

sábado, 26 de maio de 2012

Acho que todos somos ensinados da mesma maneira. Numa generalidade os pais dizem aos filhos: “se queres ser respeitado, respeita os outros”. Todos já devemos conhecer esta típica frase, este famoso conselho. Às vezes tentamos respeitar aqueles que não nos respeitam para ver se é possível que exista alguma consideração por nós mas isso nem sempre acontece. Em contraposição uns exigem ainda mais respeito, acham insuficiente a nossa «boa educação» ou melhor, não a acham assim tão «boa» então pedem mais e melhor. A favor de algumas dessas pessoas insatisfeitas está a idade. Normalmente dizem para respeitarmos especialmente os mais velhos, dar-lhes a eles mais atenção. Acho justo, acho perfeito, acho ideal até porque realmente as noticias que ultimamente passam na tv não são as mais agradáveis e saudáveis, são mesmo capazes de nos deixarem emocionados quando lemos ou ouvimos alguns desses comentários desagradáveis. O problema é que pedir é realmente muito fácil mas retribuir é complicado. Exigir é aos outros, exigir alguma coisa de nós mesmos? Nem pensar. Pedem-nos para falar baixo mas falar baixo para nós? Nunca. A razão está sempre a seu favor a culpa vem dos outros. A nós dizem-nos sempre: «Tenham paciência, são velhos, sabem como é. São difíceis, são chatos, isso passa-lhes. Tenham calma!» E a eles dizem: «não era preciso mas não me vou meter, não é nada comigo, você lá sabe!» Agora eu pergunto-me: para quê tanto respeito, tanta atenção, tanta generosidade, tal solidariedade, tal bondade se nós que fazemos e damos tudo isso é que somos os maus da fita? Para quê tantas exigências, tantos pedidos se a retribuição é dada com sete pedras na mão? Não vale a pena, já sei que não.

3 comentários:

pronuncias