"Falar sem aspas, amar sem interrogações, sonhar com reticências, viver e ponto final."

quinta-feira, 5 de abril de 2012


Aquele sonho perfeito, que qualquer um deseja torna-lo parte do nosso mundo é que nunca apanha uma vaga, talvez porque os pesadelos já ocuparam por completo todos os lugares da nossa realidade.
Na minha perspetiva a prioridade da vida é a injustiça e a felicidade é sempre uma segunda opção. É sempre tomada como tal, mesmo que vá contra a nossa vontade.
Agora eu pergunto-vos: vamos entrar naquele quarto, trancar a porta, sentar-nos a um dos cantos entre essas quatro paredes e chorar? Ficar lá, assim?
Baixar o estore, fechar a janela, fazer com que tudo fique assim: frio e escuro, é isso que vamos fazer?
Vais ficar sozinho (a) nesse quarto, triste, mesmo sabendo que a tua felicidade pode estar no outro quarto ao lado? Mesmo sabendo que pode estar do outro lado dessa parede a que estás encostado (a)? Mesmo sabendo que até pode estar de sentinela á porta do teu quarto?
Vais continuar quieto? Vais perder o teu tempo a chorar e a sacar lenços de papel da gaveta da mesinha de cabeceira em vez de te levantares e ir em busca do que realmente queres?
Vais deixar que isso seja também uma segunda opção, em ti? Vais criticar a vida por ser injusta mas vais fazer igual, é isso?
A felicidade não entra obrigatoriamente pela porta, pode entrar também pela janela, por isso, primeiro vais levantar-te, abrir a janela e puxar a persiana para cima. Deixar que a luz do dia ilumine esse quarto e deixa que te ilumine também a ti. Não te importes com os bichos, e se algum passarinho pousar na soleira da janela vai ter com ele, ele deve ter alguma coisa para te dizer, e pensa que só de ouvir o cantar dele já vale a pena teres aberto aquela janela.
Aprecia as borboletas que voam felizes e imagina-te como tal e pensa que embora hoje estejas aborrecido(a) um dia vais estar igual. Vais ter imensa vontade de voar, e vais ter alguém que voe contigo e não interessa que companhia seja essa, o que interessa é que existe. Não tem de ser necessariamente tua namorada, teu amigo, teu irmão, teu conhecido, pode ser um desconhecido que um dia pode ser tudo isso e muito mais.
Agora faz essa cama, arranja os tapetes, arruma as sapatilhas que deixas-te á sorte no meio do quarto e a roupa que está caída no chão, arruma tudo isso que parece mal. Abre o armário, guarda nele tudo o que tens a guardar, tudo o que te serve ,o que não servir aproveita para deitar fora (não ocupes espaço com coisas que já não valem a pena, que jamais irão ser utilizadas). Não as deixes fechadas num saco do lixo dentro do teu quarto deita lá fora, abre a porta sem medo e deixa isso no contentor, a ideia é retirar tudo o que não é necessário, e separar o que não é preciso do que é, do que ainda faz falta por isso tudo que seja lixo fica lá fora. Do outro lado da porta!
E agora? Estás mais leve?
Então vamos continuar (…) dirigi-te, agora, á casa de banho, liga a torneira de modo a sair água fria, baixa-te um bocado, molha essas mãos e esfrega a cara. Atira a água contra a tua cara, esfrega bem os olhos, quando achares que já chega, limpa-te. Seca as mãos, e faz-te á vida. arranja-te para sair.
Protege-te. Previne-te. Se achares que tens algo aí dentro que talvez te faça falta, ou que talvez seja necessário para algum imprevisto que pode acontecer durante o dia mete-o ao bolso ou na mala, e sai como se nada fosse.
Mantém o teu ar natural. Sorri sempre. Mantém-te atento (a) ao chão que estás ou que vais pisar.
Não te apresses, tens tempo e pensa sempre: «mais vale tarde do que nunca».
Já está meio caminho andado e isso é o mais importante, agora só te resta continuar, sempre de cabeça erguida. Deixa que os problemas também entrem no teu espaço e não te rebaixes logo ao primeiro, porque na vida problemas são os que mais existem, simplesmente mantem-te confiante e acredita que um dia vai entrar a felicidade. Um dia vai ser a vez de ser ela a entrar, um dia vai ser a tua vez. Quando ela chegar não a deixes ir. Não a soltes. Aprende a conciliar as coisas, aprende a viver com ela, porque não é só desejar, não é só pedir, ela requer cuidados, requer tempo, requer paciência, requer atenção. Ela se calhar vai roubar-te muita coisa que tens em ti mas vai sempre compensar-te, vai sempre fazer e querer o melhor para ti. Ela rouba-te tempo e espaço mas ela vale a pena.
Se algum dia achares que ela faz de ti um(a) prisioneiro(a) é porque te enganaste, é porque não é ela, é porque te precipitaste. Ela vai sempre fazer de ti uma pessoa livre, uma pessoa leve uma pessoa completamente diferente, independentemente do tempo e do espaço que ela te possa tirar, porque esses vão ser sempre ocupados por algo que te faça bem, que te faça feliz!
A felicidade não é um «vai e vem», acredita que a felicidade quando chega é para ficar, nem que fique só um bocadinho dela.
A felicidade é algo que se vai ganhando aos bocados, não é de uma vez e quando sai é da mesma maneira, mas há um bocadinho que fica sempre lá.

3 comentários:

  1. ohh muito obrigada, a sério! :$$

    ResponderEliminar
  2. é bom receber esse tipo de comentários nesta época que vem gente ao meu blog simplesmente para pôr "não gosto" nos meus post's. eu sei bem que são aquelas pessoas que só visitam o blog para simplesmente cuscuvilhar a minha vida e ir comentá-la com meio mundo mas a realidade é que o meu objectivo era mesmo que todas as pessoas tivessem gostado.
    portanto, obrigada!

    ResponderEliminar
  3. e continuarei sempre, aliás, essas pessoas que passam por cá só para clicarem no "não gosto" apenas contribuem para o número de visitas e eu sempre fui boa a ignorar estas situações, sabes?
    não estou com ideias de desistir do blog, muito pelo contrário! amo isto aqui e sempre que alguém (principalmente as minhas seguidoras ou seguidores) eliminam o seu cantinho eu levo muito a mal, é como se estivessem a abandonar-nos a todos e isso é estranho para mim!

    ResponderEliminar

pronuncias