"Falar sem aspas, amar sem interrogações, sonhar com reticências, viver e ponto final."

quinta-feira, 19 de abril de 2012


Quando ensinamos uma criança a pintar um desenho chamamos á atenção para não pintarem fora do risco, para não sair fora. Dizemos que assim o desenho fica mais bonito, fica direitinho.
Agora que crescemos o «desenho» é outro. Agora o desenho representa a nossa vida e os riscos representam os chamados limites.
Agora queremos ao máximo dar cor á nossa vida, colorir este desenho mas isso agora não se trata de uma «brincadeira» mas sim de algo sério. Um assunto delicado, que requer bastante atenção da nossa parte, que requer esforço para que seja minimamente perfeito. Para que, pelo menos, os riscos sejam respeitados.
Às vezes queixamo-nos, duvidamos e julgamos que podemos ir mais longe, mas quando ultrapassamos as linhas que nos são apresentadas como limites percebemos que o melhor era ter ficado por ali.
Às vezes abusamos, achamos que temos razão e que o que está desenhado é só uma maneira de não nos deixar avançar mais, uma maneira de não nos deixar subir mais um degrau, mais um bocado na vida.
Queremos mandar e mudar aquilo que já está delineado, aquilo que já foi projetado para nós. Esquecemo-nos que cada traço que pintamos fora é um motivo de deslize, de queda.
Esquecemo-nos que por mais aventureiros que possamos ser, temos de pensar antes de arriscar, principalmente relativamente a assuntos com tanta importância como estes, assuntos extremamente delicados.
Embora a vida nos pareça uma brincadeira trata-se de algo de valioso, com a qual temos de saber «brincar». É uma brincadeira que vai sendo ensinada ao longo da vida, e quando te sentires preparado, quando achares que é a altura ou que já podes ir mais longe, que já podes dar um passo maior, que já podes subir mais um degrau é que vais, é que arriscas.
Não te antecipes, pelo menos quando sabes que não é a altura certa, quando sabes que ainda não é o momento e que essa não será a melhor opção. Pensa que se souberes tomar atitudes, que se souberes agir correta e decentemente, de acordo com cada situação o tempo vai estar sempre ao teu lado, a acompanhar-te, sempre disposto a ajudar-te e a fazer com que vás crescendo cada vez mais.
Temos simplesmente de saber esperar, de saber agir, de saber viver!

Sem comentários:

Enviar um comentário

pronuncias